
EDIFÍCIO COMERCIAL / INDUSTRIAL
Base de Combustíveis de Careaçu
Base de Combustíveis de Careaçu - MG
ÁREA DO TERRENO
8.962 m²
ÁREA CONSTRUÍDA
539 m²
LOCAL
Careaçu | MG
ANO
2021 - 2022
ARQUITETA
Maísa Jordão
O projeto da Base de Combustíveis da Redepetro, uma distribuidora de combustíveis, teve como objetivo trazer inovação e qualidade para a sua nova expansão da base de combustíveis construída em Careaçu - MG. Inspirados pelo projeto da sede da empresa em Ribeirão Preto - Base compartilhada de combustíveis de Ribeirão Preto - incorporamos algumas características essenciais desse projeto à nova base, como a criação de áreas comuns com mobiliário flexível, permitindo mudanças e rearranjos do layout de acordo com os diferentes usos e necessidades.

O projeto contou com a concepção de quatro edificações principais: o Drive In, que abriga a portaria e a área de expedição para carregamento e descarregamento de combustíveis, além de ser o local de operações da base; o Edifício Administrativo, com sala de trabalho, copa e área comum, pensado para acomodar diferentes tipos de reuniões e eventos, uma vez que a base de Careaçu é uma unidade secundária da empresa; o abrigo para motoristas, com área de espera, descanso e banheiros para os motoristas que operam na base; e a oficina, destinada a reparos de tubulações e estoque de equipamentos.
Com o objetivo de integrar visualmente essas edificações, criamos uma identidade através da cobertura que conecta as construções. As três edificações no platô elevado - Oficina, Edifício Administrativo e Abrigo para motoristas - são unidas por uma cobertura com estrutura metálica e telha forro aparentes, e a edificação do Drive In segue a mesma linguagem arquitetônica do conjunto. O edifício administrativo se destaca das demais construções, marcando a entrada do complexo com sua fachada de vidro com brises que criam uma permeabilidade em relação ao restante das edificações.






Localizada próxima a rodovia Fernão Dias em uma região montanhosa, os platôs e as construções da base se enquadram com a paisagem e seu entorno. Vista pela parte de cima da cidade, as edificações unidas pela cobertura conformam uma horizontalidade que se relaciona com a malha urbana da cidade e a elevação dos tanques de combustíveis dialoga com a rodovia e com a verticalizarão da paisagem natural em seu entorno.
Para as edificações, a estrutura metálica de cobertura foi escolhida devido à logística e à mão de obra disponível para a construção. Desde o início do projeto, foram discutidas várias opções para facilitar a execução e acelerar o processo construtivo. Considerando que o material metálico é amplamente utilizado em bases de combustíveis, seja para a plataforma de carregamento e descarregamento, para tanques e para várias instalações técnicas, optamos por utilizá-lo, facilitando a execução de todo o complexo e aproveitando um material já presente na obra. Além disso, a simplicidade construtiva do projeto, com base em alvenaria tradicional e a estrutura de cobertura aparente, incluindo vigas, terças e telha metálica, permitiu uma execução rápida da obra.
No interior das edificações, além da estrutura de cobertura aparente, decidimos manter a iluminação e a infraestrutura elétrica visíveis, criando uma linguagem mais industrial para o complexo e facilitando a manutenção e readequação da infraestrutura ao longo do tempo. No edifício administrativo, a fachada de vidro proporciona ampla iluminação natural, enquanto os brises da fachada ajudam a filtrar a luz solar da tarde. Todos os edifícios foram projetados de forma a aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada.







