top of page

PROJETO RESIDENCIAL

Casa T.A.

Casa T.A.

ÁREA DO TERRENO

521 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

374 m²

LOCAL

Ribeirão Preto | SP

ANO

2023

ARQUITETA

Maísa Jordão

O projeto Casa TA foi desenvolvido com estrutura em concreto pré-moldado. A escolha se deu para minimizar o tempo de construção e permitir grandes vãos livres na estrutura, mantendo também uma estética única para a residência.

No térreo, o grande vão livre da estrutura proporcionou grandes aberturas que permitem a interação entre áreas internas e externas da casa com amplas esquadrias que emolduram a paisagem. As áreas comuns da casa se conectam e integram, permitindo um uso flexível de todo o espaço como um todo ou separação quando necessário. Projetamos um anexo no térreo para acomodar um estúdio de pintura e cerâmica, bem como um banheiro de apoio à piscina. Este anexo foi construído utilizando concreto moldado in situ e pedra, englobando efetivamente a área comum e criando uma camada de privacidade entre os espaços recreativos e a rua.

No primeiro andar, foi criado um hall com uma sala intima de tv que distribui o fluxo para os 4 quartos na área superior. Nesse pavimento, três quartos foram posicionados na parte de trás, dois escritórios nas laterais e a suíte principal na frente da residência. O primeiro andar é caracterizado por painéis de concreto pré-moldado na fachada, que demonstram sua materialidade e são suavizados pelas grandes aberturas das janelas e pelas floreiras na fachada.

O projeto explora a materialidade do concreto pré-moldado, combinando  elementos aparentes, como lajes alveolares, pilares, vigas e painéis com vidro, pedra, madeira e vegetação. Essa combinação de materiais confere ao projeto uma sensação de acolhimento e aconchego.