EstudioCidade_cor2.png

PROJETO ARQUITETÔNICO

DE EDIFÍCIO INSTITUCIONAL

BMRP – Biblioteca

Municipal de Ribeirão Preto

BMRP - Biblioteca Municipal de Ribeirão Preto

ARQUITETA

Maísa Deghaidi Jordão

ANO

2018

LOCAL

RibeirãoPreto SP

ÁREA 

CONSTRUÍDA

11.975,44 m²

ÁREA DO TERRENO

8.941,27 m²

Projeto finalista da XI BIAU - Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo na categoria de trabalhos acadêmicos.

 

O projeto de Biblioteca Municipal de Ribeirão Preto consiste em uma edificação multifuncional localizada na parte central da cidade de Ribeirão Preto. A proposta busca articular a edificação com o seu entorno, conectando em rede o programa da edificação com os edifícios institucionais localizados no entorno, se articulando principalmente com a Praça XV de Novembro - a principal praça da cidade.

Além de se relacionar com o entorno através do programa, procura também articular os espaços internos e externos e servir como catalisador de novos fluxos, atividades e relações.

 

O projeto é resultado das relações urbanas existentes que moldaram e foram as principais condicionantes da volumetria existente. O edifício apresenta uma nova tipologia de inserção em quadra em relação à seu entorno construído e propõe um percurso paisagístico através da rua elevada que conecta o térreo à cobertura, trazendo assim ao transeunte a sensação de percorrer o entorno e possibilitando diferentes visuais da cidade.

Os espaços propostos permeiam e mesclam as relações de interior e exterior, trazendo a ambiência de espaço aberto e terraços ao longo de toda a edificação. As lâminas de concreto se destacam na paisagem através de seus grandes balanços e seu volume de vidro recuado.

 

A vegetação incorporada tanto na parte interna da praça quanto nas floreiras ao longo dos pavimentos interagem e criam uma relação de complementaridade e continuidade da Praça central localizada em frente ao edifício.