top of page

UBS Gurugi

ÁREA DO TERRENO

603,79 m²

ÁREA CONSTRUÍDA

240 m²

LOCAL

Conde PB

ANO

2019

ARQUITETOS Carlos Corrêa | Felipe Cordella | Júlia Thomé | Maísa Jordão

Concurso promovido pela Prefeitura Municipal do Conde/PB para a realização da Unidade Básica de Saúde na Comunidade Quilombola do Gurugi. 

 

A proposta da Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade de Gurugi buscou aliar o uso institucional a um espaço social de convivência para os habitantes da região. O terreno no qual se insere a proposta localiza-se na principal via local e em frente a outro importante equipamento público: a Escola Municipal Albino Pimentel.

O espaço público projetado, por sua vez, prioriza espaços de estar e a apropriação coletiva, através da horta urbana. A UBS se insere neste espaço de convívio como uma edificação de pequeno porte, leve (visualmente e estruturalmente) e permeável, com uma identidade visual marcante. Suas proporções e escolhas estéticas rememoram o caráter coletivo e de contato com a natureza da comunidade de Gurugi, aliando a carga cultural local a uma estética contemporânea.

 

A fim de promover a conformidade com o entorno da comunidade, o volume proposto tem sua horizontalidade reforçada. O programa da UBS se desenvolve no pavimento térreo de maneira compacta, com espaços funcionais e de circulação otimizados, fazendo com que o porte da edificação seja convidativo e acolhedor aos usuários e transeuntes.

Para demarcar seu acesso público, utiliza-se da quebra de continuidade na fachada frontal, a qual é composta por brises de madeira. A materialidade e a tectônica aplicadas visam harmonizar, portanto, o espaço construído ao novo espaço público de caráter natural projetado.

Os espaços propostos permeiam e mesclam as relações de interior e exterior, trazendo a ambiência de espaço aberto e terraços ao longo de toda a edificação. As lâminas de concreto se destacam na paisagem através de seus grandes balanços e seu volume de vidro recuado.

 

A vegetação incorporada tanto na parte interna da praça quanto nas floreiras ao longo dos pavimentos interagem e criam uma relação de complementaridade e continuidade da Praça central localizada em frente ao edifício.

PROJETO ARQUITETÔNICO

UBS Gurugi

bottom of page